PROJETO LEITURA E ESCRITA

AUTORA
Professora Lenise Dilmara Levandoski, 4º ano A

É cada vez mais importante para o domínio das habilidades cognitivas (leitura e escrita), estimular o gosto pela leitura, de forma agradável e prazerosa e consequentemente melhorar o desempenho escolar.

O cenário da turma do 4º ano é evidente a carência linguística. Percebe-se a necessidade de desenvolver projetos de leitura para estimulá-los.

Para o desenvolvimento deste projeto, primeiramente foi identificado a problemática da falta de leitura e suas consequências no desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Iniciou-se com “bingos” de palavras complexas, que para jogar precisaria de atenção, leitura para identificar as palavras para marcar. Ganhava o jogo quem completasse a cartela, (uma vez por semana). Em outra atividade, os alunos distribuídos em grupos de quatro alunos, cada grupo recebe textos fatiados em parágrafos, a tarefa é organizar os textos na sequência correta. A equipe que organizasse corretamente ganha pontos para o grupo.

Em outro momento, visita na biblioteca, cada aluno escolhe um livro e depois de ler, faz um desenho referente ao livro lido e entrega a um colega da sala.

Alternando os dias da semana os alunos levam para casa a Sacola Viajante (confeccionada pela professora), com variados gêneros de texto (livros de historinha, notícias, receitas, curiosidades, etc...). Quando a sacola viajante retorna no dia seguinte, o aluno conta para a turma o que leu e o que aprendeu. Essa atividade está sendo muito útil e contribuindo na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse da importância da leitura e sentindo prazer de ler.

O presente projeto tem duração de todo o ano letivo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALUNO MONITOR/LEITOR

PROJETO – PLANTANDO O FUTURO