PROJETO LEITURA E ESCRITA
AUTORA
Professora Lenise Dilmara Levandoski, 4º ano A
É cada vez mais importante para o domínio das habilidades cognitivas (leitura e escrita), estimular o gosto pela leitura, de forma agradável e prazerosa e consequentemente melhorar o desempenho escolar.
O cenário da turma do 4º ano é evidente a carência linguística. Percebe-se a necessidade de desenvolver projetos de leitura para estimulá-los.
Para o desenvolvimento deste projeto, primeiramente foi identificado a problemática da falta de leitura e suas consequências no desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Iniciou-se com “bingos” de palavras complexas, que para jogar precisaria de atenção, leitura para identificar as palavras para marcar. Ganhava o jogo quem completasse a cartela, (uma vez por semana). Em outra atividade, os alunos distribuídos em grupos de quatro alunos, cada grupo recebe textos fatiados em parágrafos, a tarefa é organizar os textos na sequência correta. A equipe que organizasse corretamente ganha pontos para o grupo.
Em outro momento, visita na biblioteca, cada aluno escolhe um livro e depois de ler, faz um desenho referente ao livro lido e entrega a um colega da sala.
Alternando os dias da semana os alunos levam para casa a Sacola Viajante (confeccionada pela professora), com variados gêneros de texto (livros de historinha, notícias, receitas, curiosidades, etc...). Quando a sacola viajante retorna no dia seguinte, o aluno conta para a turma o que leu e o que aprendeu. Essa atividade está sendo muito útil e contribuindo na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse da importância da leitura e sentindo prazer de ler.
O presente projeto tem duração de todo o ano letivo.
Professora Lenise Dilmara Levandoski, 4º ano A
É cada vez mais importante para o domínio das habilidades cognitivas (leitura e escrita), estimular o gosto pela leitura, de forma agradável e prazerosa e consequentemente melhorar o desempenho escolar.
O cenário da turma do 4º ano é evidente a carência linguística. Percebe-se a necessidade de desenvolver projetos de leitura para estimulá-los.
Para o desenvolvimento deste projeto, primeiramente foi identificado a problemática da falta de leitura e suas consequências no desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Iniciou-se com “bingos” de palavras complexas, que para jogar precisaria de atenção, leitura para identificar as palavras para marcar. Ganhava o jogo quem completasse a cartela, (uma vez por semana). Em outra atividade, os alunos distribuídos em grupos de quatro alunos, cada grupo recebe textos fatiados em parágrafos, a tarefa é organizar os textos na sequência correta. A equipe que organizasse corretamente ganha pontos para o grupo.
Em outro momento, visita na biblioteca, cada aluno escolhe um livro e depois de ler, faz um desenho referente ao livro lido e entrega a um colega da sala.
Alternando os dias da semana os alunos levam para casa a Sacola Viajante (confeccionada pela professora), com variados gêneros de texto (livros de historinha, notícias, receitas, curiosidades, etc...). Quando a sacola viajante retorna no dia seguinte, o aluno conta para a turma o que leu e o que aprendeu. Essa atividade está sendo muito útil e contribuindo na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse da importância da leitura e sentindo prazer de ler.
O presente projeto tem duração de todo o ano letivo.
Comentários
Postar um comentário