PROJETO – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
AUTORA
Professora Silvana da Aparecida dos Santos, 4º ano B
PERÍODO – DURANTE O SEMESTRE
O presente projeto teve início com visita na biblioteca, onde os alunos apreciaram os livros e cada um escolheu um livro para realizar a leitura. Em sala de aula discutiram como seria definido o trabalho de contação de história. Primeiramente foi realizado a leitura e definido a ordem das apresentações, os alunos levaram o livro escolhido para casa e prepararam suas apresentações. Uma vez por semana um aluno(a), irá nas salas de aulas e realiza a sua apresentação de forma caracterizada, uso de fantoches e alegorias pertinentes a história. Os professores das turmas que receberam o contador(a) de história, poderão usar a história ouvida em uma produção de texto ou interpretação, e assim incluindo em sua prática pedagógica.
A leitura e a escrita, são longe um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler. A utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Essa prática é muito importante, pois promove o desenvolvimento cognitivo e social da criança, melhorando suas capacidades de comunicação, diferente da leitura comum. A contação de história permite improviso e interação com o ouvinte o que torna muito mais envolvente e prazeroso.
O presente projeto contribui para ampliar o vocabulário, promovendo a acessibilidade para o aluno que tem deficiência visual total (DV). Essa verbalização descritiva dos detalhes que compõem a narrativa possibilita que as crianças com deficiência visual construam as imagens mentais e “visualizem” todos os elementos que fazem parte da história. Certamente será importante diferencial que envolverá ainda mais as crianças nesse momento mágico, abrindo portas para ampliar o conhecimento de mundo das crianças que não enxergam.
Professora Silvana da Aparecida dos Santos, 4º ano B
PERÍODO – DURANTE O SEMESTRE
O presente projeto teve início com visita na biblioteca, onde os alunos apreciaram os livros e cada um escolheu um livro para realizar a leitura. Em sala de aula discutiram como seria definido o trabalho de contação de história. Primeiramente foi realizado a leitura e definido a ordem das apresentações, os alunos levaram o livro escolhido para casa e prepararam suas apresentações. Uma vez por semana um aluno(a), irá nas salas de aulas e realiza a sua apresentação de forma caracterizada, uso de fantoches e alegorias pertinentes a história. Os professores das turmas que receberam o contador(a) de história, poderão usar a história ouvida em uma produção de texto ou interpretação, e assim incluindo em sua prática pedagógica.
A leitura e a escrita, são longe um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler. A utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Essa prática é muito importante, pois promove o desenvolvimento cognitivo e social da criança, melhorando suas capacidades de comunicação, diferente da leitura comum. A contação de história permite improviso e interação com o ouvinte o que torna muito mais envolvente e prazeroso.
O presente projeto contribui para ampliar o vocabulário, promovendo a acessibilidade para o aluno que tem deficiência visual total (DV). Essa verbalização descritiva dos detalhes que compõem a narrativa possibilita que as crianças com deficiência visual construam as imagens mentais e “visualizem” todos os elementos que fazem parte da história. Certamente será importante diferencial que envolverá ainda mais as crianças nesse momento mágico, abrindo portas para ampliar o conhecimento de mundo das crianças que não enxergam.
Comentários
Postar um comentário