PROJETO LEITURA NA RODA DE CHIMARRÃO
AUTORA
Professora Maria Silvana Lima Silva, 5º ano B
JUSTIFICATIVA – Através do projeto os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa e conhecimentos relacionados a flora local. (erva-mate).
OBJETIVOS – Desenvolver a leitura, a escrita, a pesquisa e conhecimento do meio ambiente onde vive.
O presente Projeto foi iniciado a partir de atividades relacionadas a Erva-mate, muito produzida na nossa região, desde o início da colonização do município, a erva-mate predominava a região. Até os dias de hoje o cultivo é realizado em abundância.
Após conversas com os alunos e trocar ideias a respeito, descobrindo o que eles sabiam sobre o assunto em questão. Na sequência assistiu-se um documentário a respeito da erva-mate.
Em seguida uma aluna sugeriu tomar chimarrão na sala de aula. A ideia foi acatada pela professora. E juntos decidiram que na sexta-feira, seria o dia da leitura na roda de chimarrão.
Neste dia definido pela turma, a professora apresentou textos informativos sobre a erva-mate: Erva mate- nativa; plantio, colheita e seu uso e benefício.
Alunos que não aderiram a tomar chimarrão, estes tomaram chás e sucos.
A ideia deu sequência, devido ser uma atividade diferenciada e atraente aos alunos.
Sendo assim todas as sextas-feiras, os alunos vão até a biblioteca da escola, escolhem livros para serem lidos na hora da Roda de Chimarrão. Na sequência realizam uma síntese da leitura realizada.
AVALIAÇÃO – Pesquisa, participação e desempenho nas atividades de leitura e escrita.
Professora Maria Silvana Lima Silva, 5º ano B
JUSTIFICATIVA – Através do projeto os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa e conhecimentos relacionados a flora local. (erva-mate).
OBJETIVOS – Desenvolver a leitura, a escrita, a pesquisa e conhecimento do meio ambiente onde vive.
O presente Projeto foi iniciado a partir de atividades relacionadas a Erva-mate, muito produzida na nossa região, desde o início da colonização do município, a erva-mate predominava a região. Até os dias de hoje o cultivo é realizado em abundância.
Após conversas com os alunos e trocar ideias a respeito, descobrindo o que eles sabiam sobre o assunto em questão. Na sequência assistiu-se um documentário a respeito da erva-mate.
Em seguida uma aluna sugeriu tomar chimarrão na sala de aula. A ideia foi acatada pela professora. E juntos decidiram que na sexta-feira, seria o dia da leitura na roda de chimarrão.
Neste dia definido pela turma, a professora apresentou textos informativos sobre a erva-mate: Erva mate- nativa; plantio, colheita e seu uso e benefício.
Alunos que não aderiram a tomar chimarrão, estes tomaram chás e sucos.
A ideia deu sequência, devido ser uma atividade diferenciada e atraente aos alunos.
Sendo assim todas as sextas-feiras, os alunos vão até a biblioteca da escola, escolhem livros para serem lidos na hora da Roda de Chimarrão. Na sequência realizam uma síntese da leitura realizada.
AVALIAÇÃO – Pesquisa, participação e desempenho nas atividades de leitura e escrita.
Comentários
Postar um comentário